Para uma empresa que faz usufruto de frotas garantir bons resultados, depende-se especialmente de seus condutores, com isso, deve-se preocupar com o rendimento e produtividade destes. O bom desempenho do empregado pode estar ligado à prevenção de acidentes, isso porque o motorista prudente tende a correr menos riscos nas estradas, precavendo prejuízos para a empresa. A gestão de frotas proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo, garantindo que os veículos sejam usados de forma eficiente. Entretanto, é um desafio trabalhoso, mas que vale a pena e gera resultados.

 Uma gestão de frotas eficaz se atenta à uma série de itens, como, a jornada de trabalho e tempo de percurso de viagens, velocidade do veículo, documentação do motorista, multas, gerenciamento do uso de combustível, relatório de uso de pneus e ar condicionado, monitoramento de trajeto , tempo de parada e quilômetros rodados.

É de interesse do gestor de frotas conhecer de perto a rotina de trabalho de cada motorista, identificando possíveis problemas a serem sanados, prevenindo descontentamento por parte do motorista em relação à empresa e/ou ao seu objeto de trabalho, bem como, promover treinamento e incentivos para ele. Os colaboradores sentem-se valorizados ao terem a oportunidade de ganhar mais conhecimento, sentindo-se mais motivados e felizes.

Os treinamentos podem ser como “dicas de segurança”“ como lidar com imprevistos nas estradas” ou “manias e vícios que fazem mal ao veículo” por exemplo.

Outro ponto importante de se frisar é a manutenção preventiva, que tem como função prevenir possíveis problemas antes que eles aconteçam. A curto prazo pode parecer perda de tempo, porém, a longo prazo pode precaver problemas futuros e até maiores.