Nos últimos anos, as empresas tem se preocupado bastante com a responsabilidade social, passando a investir em fontes menos poluentes, buscando alternativas sustentáveis como energia renovável e o desenvolvimento de produtos mais verdes. Com os fabricantes de caminhões não foi diferente. Durante décadas, a atenção principal dos gestores de frotas esteve relacionada ao consumo e vazamento de combustível diesel. Então, para solucionar essa disfunção, fabricantes de caminhões como Scania, Volkswagen e Mercedes Benz, começaram a apostar na produção de caminhões movidos a gás natural. 

Além da redução considerável na contaminação ambiental, os caminhões movidos à gás natural proporcionam redução de custos, visto que a economia com a nova fonte de combustível chega a 30% em comparação ao diesel. Apesar de possuírem um valor mais alto em relação aos modelos com motores a diesel, os novos caminhões garantem economia dentro de três anos, visto que a diferença de preço se paga dentro desse período, devido a redução de custos com combustível. 

No Brasil, as primeiras unidades começarão a rodar agora no primeiro semestre de 2020 e grande parte deles, poderão mesclar o uso do gás com o próprio diesel. Alguns, conseguirão rodar com biometano também, que é muito mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente, com cerca de 90% de diminuição do impacto ambiental. 

Por que investir na alternativa?

Os caminhões movidos a gás se mostram tão ou mais seguros quanto os movidos a diesel. Eles têm sensores que indicam quaisquer alterações na pressão ou temperatura do gás e sua saída, que é feita pela parte de trás dos cilindros. Quando percebido alguma situação de risco, os sensores agem de forma a evitar danos maiores. 

Além da redução do impacto ambiental e a redução de custos com combustíveis, os caminhões com a nova tecnologia são cerca de 20% mais silenciosos que os modelos convencionais.  

De acordo com Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil, as primeiras entregas da produtora acontecerão a partir de março.

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