Para que a logística da sua frota funcione corretamente, você deve escolher o melhor caminhão para cada tipo de atividade. A correta seleção de veículos, além de atender às necessidades, viabilizam e otimizam a operação. Dentre os fatores importantes na hora da escolha, menciona-se: o consumo de combustível; relação entre a capacidade de carga e a demanda; custos de manutenção; qualificação do motorista e a distância e rotas dos trajetos. 

Cada categoria de mercado tem suas especificidades. Para definir com assertividade o melhor caminhão, é necessário conhecer alguns dos principais:

Os VUCs (Veículos Urbanos de Carga) também conhecido como caminhão 3/4, é o melhor caminhão para entregas rápidas e locais. Ele tem limite de carga de até três toneladas, sendo destaque pela facilidade de estacionamento e descarrego. Este veículo não é recomendado para estradas e longas distancias. 

Já os semipesados, podem suportar até 10 toneladas. Isso faz com que eles sejam o melhor tipo de caminhão para o segmento industrial. Ainda sim, não é o mais indicado para grandes fretes, pois consume mais combustível, sendo menos seguro e exigindo mais manutenção.

Por outro lado, tem se os Trucks, popularmente conhecidos como 6×2, que podem carregar até 14 toneladas e percorrer grandes trajetos inter-regionais. 

As carretas são definidas pelo semirreboque que transportam, podendo ser cavalos mecânicos (cabine com eixo simples), com 2 ou 3 eixos ou, ainda, cavalos mecânicos trucados, que permitem diferentes arranjos de semi-reboques:

  • Carreta Cavalo Trucado: trucado + 3 eixos.
  • Treminhão ou bitrem: dois semirreboques com 7 eixos.
  • Rodotrem: dois semirreboques com 9 eixos.
  • Tritrem: três semirreboques com 9 eixos.

Com grande número de variações e combinações, carretas vão de 16 a até 30 metros, é o melhor tipo de caminhão para grandes cargas, podendo carregar até 77 toneladas. As indústrias mineradora, canavieira e graneleira têm grande demanda de fretes desse tipo de caminhão.