Dois modelos das séries L e P que são para transporte urbano, fazem parte da primeira linha de caminhões elétricos, sem previsão ainda para venda no Brasil.

O motor elétrico rende o equivalente a 310 cavalos, alimentados por kits de 5 a 9 baterias, que armazenam de 165 e 300kWh, com autonomia de até 250km.

Uma das baterias é armazenada onde ficava o propulsor, as demais foram instaladas ao longo da lateral do chassi.

“Estamos convencidos de que os clientes progressistas estarão ansiosos para liderar o caminho para a eletrificação, dando os primeiros passos para preparar suas frotas para o futuro”, disse Anders Lampinen, diretor de Novas Tecnologias da Scania.

Esses novos caminhões podem ser utilizados para diversas finalidades: baús frigoríficos, basculantes, betoneiras e coletores de lixo, além de serviços de incêndio e resgate.

A Scania também irá disponibilizar caminhões híbridos plug-in, que podem ser recarregados na tomada. Nesse caso, além do motor a combustão (a diesel ou gás), há um motor adicional, que garante autonomia de até 60 km usando apenas eletricidade.

A empresa sai na frente da concorrente Mercedes, que promete para o próximo ano, uma versão elétrica do Actros, já a Volvo já oferece de forma limitada, os modelos FL e FE movidos a eletricidade também.