A fiscalização feita pela polícia rodoviária tem grande impacto na prevenção de acidentes, evitando que veículos com problemas continuem rodando. Porém, existem muitos defeitos que não são detectáveis nessa inspeção “de olho”.

Pensando nisso, a Patrulha Rodoviária da Dakota do Sul, nos Estados Unidos, começou a utilizar câmeras térmicas que detectam o superaquecimento das rodas, indicando problemas nos freios.

Como a tecnologia funciona na prática

Semana passada, uma carreta Freightliner passou pelo posto de fiscalização americano. A câmera infravermelha detectou uma anomalia térmica em uma das rodas, fazendo com que o veículo fosse levado para uma inspeção mais minuciosa, onde os inspetores descobriram que três dos quatro tambores de freio da carreta estavam com problemas.

Ao pisar no freio, as lonas não eram liberadas, gerando calor, e quanto mais o motorista freava, mais quente eles ficavam.

Por conta do risco de tornar os pneus completamente inoperantes, o caminhão foi retirado de serviço, somente sendo liberado após a comprovação do reparo, e o caminhoneiro foi multado.

O que você acha dessa tecnologia de fiscalização? Deveria ser feita no Brasil?