Se administrar um time de forma presencial já é um desafio de gestão de pessoas e recursos, coordenar uma equipe externa traz diversos outros obstáculos que o gestor precisa contornar e controlar.

Serviços de entregas, manutenção de equipamentos, entrega de mercadorias e demais atividades que trabalham essencialmente com funcionários externos e precisam ter seus processos otimizados para alcançar um bom desempenho. Separamos algumas dicas para melhorar a comunicação e produtividade da sua empresa!

  1. Garanta uma boa comunicação
    Partindo do ponto que estas atividades não contam com um acompanhamento direto do gestor, o primeiro passo é garantir uma comunicação eficaz. É necessário que a empresa tenha um canal apropriado para que as informações sejam passadas de forma rápida e clara, mas que também não sejam perdidas no dia-a-dia. Sem isso, os combinados acabam sendo quebrados, e a execução do trabalho fica incongruente.

Invista em uma metodologia que traga transparência e praticidade para a equipe: seja via e-mail, grupo de mensagem instantânea ou até mesmo reuniões diárias por chamada de vídeo, é essencial que as decisões sejam compartilhadas e que as informações fiquem disponíveis a todos.

  1. Tenha com quem contar
    Toda equipe tem alguém que se destaca com skills de liderança. Procure desenvolver e capacitar essa pessoa para que ela seja um ponto de apoio no trabalho remoto, se tornando referência para os demais colegas.
  2. Conte com a tecnologia
    Desde a roteirização ao acompanhamento em tempo real da movimentação de cada funcionário, existem muitas soluções em matéria de sistemas de gestão de frotas, disponíveis em sites e aplicativos, que podem automatizar processos e facilitar decisões do dia-a-dia.