Excesso de confiança ao volante = perigo constante

A imprudência, muitas vezes chamada como “falha humana”, é a principal causa de acidentes de trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, a imprudência é fonte de 53,7% dos acidentes, onde 30,3% são provenientes de infrações de trânsito e 23,4% falta de atenção. Entretanto, ao contrário do que

Ler Mais

Caminhão tombado: como evitar?

O tombamento de um único caminhão é capaz de comprometer toda a operação de uma frota. Além de gerar prejuízos, estes acidentes são um enorme risco à segurança dos caminhoneiros e de terceiros, podendo causar, inclusive, outros problemas complicados, como o bloqueio de vias, perda de carga

Ler Mais

Qualquer pneu pode ser reformado?

A reforma de pneus é uma alternativa sustentável e econômica para frotistas ou autônomos que buscam expandir a vida-útil do pneu original ao realizar a reforma da banda de rodagem. Assim, o pneu original pode ganhar até 3 novas “vidas” com uma economia de até 60%, quando

Ler Mais

Pedágio sem cancela chega ao Brasil

Muito utilizado na Europa, Austrália, Estados Unidos e países da Ásia, o chamado “pedágio Free Flow”, que significa Fluxo Livre, foi “importado” para o Brasil através da austríaca Kapsch TrafficCom, em uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR Rio/SP, responsável pelos trechos

Ler Mais

Isenção de impostos do combustível pode durar o ano todo

A Lei dos Combustíveis, instaurada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, determinou a isenção dos impostos federais na tentativa de barrar os constantes aumentos nos preços dos combustíveis. Entretanto, a medida terminaria no final de 2022. No dia 02 de janeiro, primeiro dia útil de 2023, o novo Governo

Ler Mais

Cavalinhos rodando desacoplados: um perigo na estrada

Os caminhões-trator, popularmente conhecidos como “cavalinhos“, são máquinas pesadas criadas para transportar carretas que pesam no mínimo 33 toneladas. Entretanto, no Brasil, é comum ver estes pesados rodando sem as carretas – uma prática desaconselhada por uma questão de segurança. Estes caminhões só possuem a estabilidade e

Ler Mais

Como calcular o índice de avanço do pneu dianteiro?

Como os pneus dianteiros dos tratores agrícolas e máquinas da linha amarela são bem menores que os traseiros, eles precisam rodar mais rápido para percorrer a mesma distância dos pneus traseiros. Para garantir o melhor rendimento destes equipamentos, é essencial conferir o Índice de Avanço, evitando o

Ler Mais

Sign up and subscribe to our newsletter

We respect your privacy and do not tolerate spam