Como os pneus dianteiros dos tratores agrícolas e máquinas da linha amarela são bem menores que os traseiros, eles precisam rodar mais rápido para percorrer a mesma distância dos pneus traseiros.

Para garantir o melhor rendimento destes equipamentos, é essencial conferir o Índice de Avanço, evitando o esforço mecânico excessivo e preservando peças, além de aumentar a vida útil do pneu, é claro. Outro benefício relevante para os tratores agrícolas é o controle da compactação do solo.

Veja também: RENAGRO – documento obrigatório para máquinas agrícolas

O que é o avanço cinemático?

 O “avanço cinemático” é a diferença entre a rodagem dianteira e traseira, com e sem tração. O índice de avanço deve estar entre 1% e 5% para que não afete a produtividade ou o consumo de combustível do equipamento. Veja, a seguir, como realizar a medição:

  1. Calibre os pneus conforme o manual
  2.  Esteja em um solo plano e firme
  3.  Faça uma marca nos pneus dianteiros e traseiros.
  4. Ande em linha reta até a roda traseira contar 10 voltas
  5. Conte quantas voltas a roda dianteira deu nessa distância (caso não complete uma volta inteira, conte o número de garras do pneu)
  6. Repita o processo com a tração ligada
  7. Anote os resultados

Veja como realizar a conta neste vídeo da Prometeon:

Prometeon Brasil – Índice De Avanço Dos Pneus Pirelli

Achou muito complexa a conta? Você também pode utilizar o aplicativo AgroCalc, que faz o cálculo para você. Disponível de forma gratuita para usuários Android!

Veja também: 05 tipos de pneus agrícolas que podem aumentar a sua rentabilidade