O tombamento de um único caminhão é capaz de comprometer toda a operação de uma frota. Além de gerar prejuízos, estes acidentes são um enorme risco à segurança dos caminhoneiros e de terceiros, podendo causar, inclusive, outros problemas complicados, como o bloqueio de vias, perda de carga e suspensão no fornecimento de produtos.

Segundo os dados da Confederação Nacional de Transporte, em 2022, 14% dos acidentes envolvendo caminhões foram tombamentos, ou seja: mais de 1.800 casos em apenas um ano.

O que faz um caminhão tombar?

Condições da carga

Carga mal distribuída ou em excesso (que inclusive, é passível de multa) podem exigir demais do motor ou desequilibrar o veículo, provocando o tombamento.

Veja também: Como calcular o peso por eixo – ônibus e caminhões

Velocidade

Todo mundo sabe que velocidade e curva não combinam. Ao fazer a curva em alta velocidade, o próprio peso do caminhão é responsável por tirá-lo do seu centro de gravidade, puxando-o para fora da curva.

Por isso, é indicado rodar sempre 10km/h abaixo do indicado para cada via.

Veja também: Excesso de velocidade no mundo: Conheça as leis e as punições para essa infração em diferentes países

Fatores externos

A condição das estradas (curvas e/ou inclinações acentuadas) pode dar origem a um tombamento. Entretanto, apesar de ser algo que não cabe ao motorista ou ao frotista “mudar”, a cautela é uma ótima forma de prevenção. Por isso, buscar conhecer bem a  rota a ser realizada para evitar imprevistos é ideal.