A recapagem é um processo mais simples de reparo de pneus desgastados e que, portanto, é mais barato. Este processo consiste na aplicação de uma banda pré-moldada de borracha mais dura sobre a superfície da carcaça. Porém, ao comparado com a recauchutagem, é possível perceber que um pouco mais de investimento rende excelentes resultados:

Comparação entre processos e resultados da Recauchutagem em molde e Recapagem com pré-moldados

A recauchutagem se trata da remodelagem completa da banda, incluindo os ombros do pneu anterior, vulcanizados em moldes, tornando o pneu recuperado em um só corpo – processo muito semelhante ao método de produção inicial de um pneu novo. Este sistema de reconstrução do pneu abrange uma maior diversidade de problemas na carcaça, inclusive talão, cintas e grandes consertos.

Mais leve que o recapado, o pneu recauchutado por moldes oferece maior resistência à carcaça, o que resulta em maior vida-útil e número de futuras reformas.

A anchieta realiza o reparo de pneus utilizando prensas com matrizes setoriais, capazes de reproduzir a fabricação de pneus originais, devolvendo aos mesmos as mais perfeitas condições de uso, durabilidade e segurança.

Matriz setorial da Anchieta
Foto: divulgação