A agenda sustentável do governo tem pressionado cada vez mais as empresas a tomarem medidas ecologicamente corretas e as empresas de transporte e serviços devem se atentar à gestão de pneus – itens abundantes neste tipo de operação, e de grande impacto ambiental.
Por ser de origem fóssil – um recurso não renovável – quanto mais pudermos prolongar a vida-útil do pneu, melhor. Através do conserto, recapagem e recauchutagem feitos na Anchieta, é possível devolver ao pneu suas características originais de fabricação com toda segurança, possibilitando a extensão de sua durabilidade. Os processos possuem todas as certificações do Inmetro para reforma de pneus de carga.
Cada pneu reformado é responsável por poupar mais de 57 litros de petróleo
Entretanto, existem pneus danificados demais para serem recuperados ou que já passaram por muitas reformas e que, portanto, chegaram à sua fase terminal. O descarte dos pneus é a última fase de seu ciclo produtivo, entretanto, tem um grande impacto ambiental – por isso é essencial fazê-lo de forma apropriada.
Pensando nisso, a Anchieta possui um Ecoponto Homologado Reciclanip, onde as carcaças não aprovadas para a reforma são catalogadas e encaminhadas para serem reaproveitadas como fonte de energia ou matéria-prima para a indústria. Confira aqui as principais destinações.
A empresa responsável pelo pneu recebe o laudo completo que justifica o fato de o pneu estar inservível e a documentação comprobatória de que sua destinação foi feita corretamente.