Se administrar um time de forma presencial já é um desafio de gestão de pessoas e recursos, coordenar uma equipe externa traz diversos outros obstáculos que o gestor precisa contornar e controlar.
Serviços de entregas, manutenção de equipamentos, entrega de mercadorias e demais atividades que trabalham essencialmente com funcionários externos e precisam ter seus processos otimizados para alcançar um bom desempenho. Separamos algumas dicas para melhorar a comunicação e produtividade da sua empresa!
- Garanta uma boa comunicação
Partindo do ponto que estas atividades não contam com um acompanhamento direto do gestor, o primeiro passo é garantir uma comunicação eficaz. É necessário que a empresa tenha um canal apropriado para que as informações sejam passadas de forma rápida e clara, mas que também não sejam perdidas no dia-a-dia. Sem isso, os combinados acabam sendo quebrados, e a execução do trabalho fica incongruente.
Invista em uma metodologia que traga transparência e praticidade para a equipe: seja via e-mail, grupo de mensagem instantânea ou até mesmo reuniões diárias por chamada de vídeo, é essencial que as decisões sejam compartilhadas e que as informações fiquem disponíveis a todos.
- Tenha com quem contar
Toda equipe tem alguém que se destaca com skills de liderança. Procure desenvolver e capacitar essa pessoa para que ela seja um ponto de apoio no trabalho remoto, se tornando referência para os demais colegas. - Conte com a tecnologia
Desde a roteirização ao acompanhamento em tempo real da movimentação de cada funcionário, existem muitas soluções em matéria de sistemas de gestão de frotas, disponíveis em sites e aplicativos, que podem automatizar processos e facilitar decisões do dia-a-dia.