A Fenatran é o principal evento do segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina e apresenta mais novidades e soluções a cada edição. A 22ª edição da maior feira do setor da América Latina contou com mais de 60 mil visitantes e 420 marcas globais. O evento reuniu as fabricantes de caminhões, implementos rodoviários, serviços, sistemas de segurança, ferramentas, tecnologia e autopeças, entre outras empresas.

Representada com 100% das marcas fabricantes de caminhões,a feira contou com 7 setores agrupados em um único pavilhão, promovendo impulsionamento do mercado, oferecendo oportunidades ideais para negócios e networking em todas as áreas do segmento.

Destaques da feira:

Foto de FENATRAN, página do facebook.

A fabricante SCANIA abriu a pré-venda de caminhões movidos a GNV (gás natural veicular), GNL (gás natural liquefeito) e biometano, como alternativas ao diesel. O valor do veículo é cerca de 35% maior com a nova tecnologia comparado ao modelo a diesel, mas garante que essa diferença se paga num período de até três anos, justamente com a redução no gastos de combustível. Os caminhões nesse modelo são 20% mais silenciosos que os modelos convencionais, além de terem desempenho e força semelhante ao caminhão a diesel.  A fabricante também menciona “A opção de abastecer também com biometano – isolado ou misturado aos outros gases – pode representar um ganhar ainda maior, na visão da montadora. O metro cúbico gira em torno de R$ 1,30 e produz energia similar a um litro de diesel.”

Foto de FENATRAN, página do facebook.

O destaque do estande da VOLVO é o The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro), considerado o caminhão mais veloz do mundo. A fabricante comemora os 40 anos no Brasil com a série comemorativa do FH limitada em somente 40 unidades. Com motor de 2.400 cv e força (torque) de 611,8 kgfm, bateu os recordes mundiais de 0 a 500 metros e de 0 a 1 km homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo): de 0 a 500 metros em 13,673 segundos e de 0 a 1.000 m em 21.142 segundos. 

Foto de FENATRAN, página do facebook.

A Mercedes-Benz surpreendeu ao lançar versão do novo Actros com a tecnologia MirrorCam. O caminhão que eliminou os espelhos retrovisores externos e, em seu lugar, instalou câmeras. O motorista ganhou, então, telas posicionadas nas colunas internas. “É o primeiro caminhão digitalizado brasileiro e eleva o nível de segurança no transporte brasileiro”, assegurou Philipp Schiemer, presidente da companhia no Brasil.

Foto de FENATRAN, página do facebook.

A Volkswagen anuncia o e-Delivery : o primeiro veículo comercial elétrico. Chegará no segundo semestre de 2020. A produção em série começa no próximo ano com o Volkswagen e-Delivery 14 toneladas. O modelo será o primeiro do portfólio elétrico da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Foto de FENATRAN, página do facebook.

Umas das novidades da Iveco é o novo Daily, com a robustez de um caminhão e condução de automóvel. A linha 2020 apresenta chassi-cabine, furgão e minibus, de 3,5 a 7 toneladas e cabines simples e dupla. As vendas começam em abril do próximo ano. O automóvel foi pensado para privilegiar a ergonomia, como em um automóvel Premium, o novo pacote tecnológico torna a Daily digna de referências.