Para aumentar a lucratividade das empresas que utilizam de rotas próprias para seus serviços, é necessário estar atento com os custos, analisando se há a possibilidade de reduzi-los e até mesmo, elimina-los. A Gestão de Frotas deve ser feita de forma equilibrada e muito bem pensada, visando a redução de custo e a qualidade do serviço. Confira algumas dicas para reduzir o custo da empresa e otimizar o tempo de serviço.

Dentre os fatores importantes na gestão de frotas, está a manutenção preventiva: garante o perfeito funcionamento dos veículos e ainda permite que o gestor tenha maior controle das despesas e execute planejamentos com mais eficiência. Com a manutenção preventiva, você evita falhas e veículos parados.

Utilize produtos de qualidade: os motores são exigidos diariamente e necessitam que a gestão da frota inclua produtos e outros elementos que proporcionem durabilidade, performance e resistência. Os lubrificantes, por exemplo, são fundamentais nessa parte e podem minimizar os gastos com consertos de peças do motor.

Monitore os custos da frota: desde custos por viagens até custos por peças, passando por custos de motoristas e manutenção do veículo. Esteja sempre atento à possíveis gastos desnecessários. Invista no estudo permanente, analise localidades atendidas e relação custo-benefício de equipamentos.

Invista em segurança: além da possibilidade de acompanhar os motoristas e a situação atualizada das cargas, com a transmissão em tempo real de câmeras, você poderá evitar gastos maiores com negligências e até roubos e extravios de cargas. Escolha o mapeamento de vias em tempo real, você poderá avaliar rotas e horários mais seguros.

Esteja atento a gastos excessivos nos veículos: quando o caminhão opera em marcha lenta, além de reduzir a vida útil do motor, aumenta o gasto de combustível – e consequentemente a emissão de gases poluentes. Instrua a equipe para evitar operações com marcha lenta.

Avalie os fornecedores constantemente: faça pesquisas regularmente sobre possíveis fornecedores e seus custos. Essa etapa é fundamental para obtenção das melhores propostas. 

Frota terceirizada: Se apesar de todo o investimento citado acima, a empresa ainda decidir reduzir os custos e riscos da gestão de frotas, uma opção é a terceirização da mesma. A terceirização de frotas proporciona grande economia de recursos; em média, 25% a menos em relação a uma frota própria.