Devido ao excesso de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, as transportadoras estão se mobilizando e criando ações para orientar seus funcionários, especialmente os caminhoneiros, que estão mais expostos aos riscos do COVID-19, sobre os riscos da doença e como se prevenir. É importante que as empresas implementem rotinas de prevenção para precaver seus funcionários e os familiares destes. A orientação pode ser feita via canais de comunicação internos, como panfletos, campanhas informativas, ações de endomarketing e até mesmo pelo WhatsApp, que por sua vez, é um meio usado por grande parte da população brasileira, o que torna a comunicação mais fácil. 

Gestores de frotas já estão distribuindo kit’s de prevenção, como luvas, álcool em gel, máscaras e álcool para limpeza de seu ambiente de trabalho – quando não realizado pela equipe de limpeza dentro da empresa. A informação é importante de ser passada e difundida para que os motoristas fiquem atentos aos sintomas da doença e antes disso, se prevenirem em todos os casos. Sugere-se que os empregados lavem as mãos com mais frequência, e sempre que possível, evitem locais fechados e com aglomeração, além de fazer uso do álcool em gel regularmente. 

As recomendações são: limpar partes do veículo, como volante, alavancas de setas e câmbio, com álcool em gel. Essa medida é ainda mais importante quando o veículo é compartilhado com outros condutores. Orienta-se manter o veículo bastante arejado, principalmente quando é realizado transporte de pessoas, como é o caso dos ônibus de viagem. Aconselha-se também, abrir as janelas para circulação de ar sempre que possível. Além dos cuidados com o automóvel, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) incluem cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar, e se apresentar algum sintoma de contágio, evitar aglomerações.