Cerca de 60% da população está em isolamento social, e para isso ser possível alguns setores, considerados essenciais, continuam operando, como farmácias e mercados. Para manter o abastecimento de produtos que contemplam tais segmentos essenciais, e necessário a atuação do setor de transporte, que precisaram se adaptar a essa nova realidade. Empresas de logística, transportadores e concessionárias de rodovias estão tomando medidas para aumentar a segurança para manter os caminhoneiros, profissionais de suma importância neste momento. 

No início da quarentena, alguns restaurantes à beira da estrada foram fechados, entretanto, com a continuidade dos serviços de transporte, alguns voltaram a funcionar, seguindo algumas medidas de proteção. Os salões dos restaurantes continuam fechados, mas é possível pedir refeições para viagem. “No início da quarentena ainda havia descoordenação e até desconhecimento entre autoridades, empresários e motoristas. Hoje, o trabalho é mais coordenado para dar suporte aos motoristas”, menciona Sérgio Garcia, diretor executivo de operações da Arteris, concessionária de rodovias com 3,4 mil quilômetros sob operação. Atualmente, alguns postos de pesagem foram modificados e adaptados para se tornarem locais para banho e estacionamento, além de receber profissionais de avaliação clínica com ambulâncias. A empresa também montou uma plataforma em que indica quais postos, restaurantes e mecânicas estão abertas nas estradas que administra. 

Seguindo essa necessidade de empatia para garantir a segurança dos caminhoneiros, algumas empresas passaram a criar ações para contribuir para o bom funcionamento do setor. A Repom, empresa de gestão de fretes, tem cerca de 15 centros chamados Clube da Estrada, onde oferece consultas gratuitas de telemedicina para orientar sobre sintomas da covid-19.

Em alguns pedágios, as cabines contam com álcool em gel e cartilhas informativas sobre o novo vírus.