Você provavelmente já ouviu falar das Áreas de Escape – dispositivos presentes em declives, capazes de remover veículos desgovernados do fluxo do tráfego e gerar uma desaceleração gravitacional segura. Confira o vídeo:

Segundo estudo feito nos EUA, de 497 acidentes graves envolvendo caminhões em rodovias, 16% deles resultaram em perda de controle em declives acentuados. Seja por conta do superaquecimento dos freios, falha mecânica ou erro do motorista, as Áreas de Escape muitas vezes são a única medida prática a ser tomada.

No Brasil existem muitas serras com longas descidas, onde acidentes graves são comuns e, infelizmente, somente em alguns trechos administrados pela iniciativa privada contam com esta alternativa. Porém, isso pode mudar. O Deputado José Nelto (PP/GO) propôs, através do Projeto de Lei 1.329/2022, que todas as serras do país tenham Áreas de Escape, aumentando a segurança de todos.

O Projeto ainda passará pela análise das comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mesmo que esta excelente alternativa se torne realidade no Brasil, todo cuidado é pouco para evitar que o seu uso seja necessário.

Para garantir a segurança do condutor e demais motoristas, é essencial que os caminhões rodem com pneus em bom estado – principalmente os dianteiros.

O eixo da frente é o principal responsável por suportar o peso do veículo, pois fica logo abaixo do motor, transmissão, etc. Além disso, são os pneus dianteiros que contam com a maior parte da força de frenagem e de curva.

Pneus em mau estado influenciam diretamente no desempenho da tração, suspensão, consumo de combustível e capacidade de frenagem.