Confira os cuidados necessários para que o seu pneu seja aceito na reformadora

O que é reforma de pneus?

Quais são os tipos de reforma de pneus?

Recapagem com pré-moldado

Recauchutagem

Qual método de reforma de pneus é melhor?

Qualquer pneu pode ser reformado?

O que é reforma de pneus?

A reforma de pneus é uma alternativa sustentável e econômica para frotistas ou autônomos que buscam expandir a vida-útil do pneu original ao realizar a reforma da banda de rodagem. Assim, o pneu original pode ganhar até 3 novas “vidas” com uma economia de até 60%, quando comparado ao valor de pneus novos.

Quais são os tipos de reforma de pneus?

Recapagem com pré-moldado

A Recapagem com pré-moldado consiste na reposição da borracha da área de rodagem dos pneus por uma banda pré moldada. Para isso, é realizado um processo de reforma “a frio” de cura e vulcanização por autoclave, com tempo, temperatura e pressão adequados para garantir a perfeita união entre a carcaça e a nova banda de rodagem.

A Anchieta Pneus realiza a recapagem de pneus de carga e industriais com extrema qualidade e segurança, dispondo de uma extensa gama de bandas de rodagem pré-moldadas de alta qualidade e tecnologia. Todas são homologadas e produzidas por fabricantes líderes em seus segmentos e suas aplicações testadas e comprovadas no campo, e o cliente pode escolher a marca e desenho de sua preferência.

Conheça cada etapa do processo de recapagem clicando aqui.

Recauchutagem

O processo de reconstrução de pneus através da recauchutagem é a que mais se assemelha ao método de produção de um pneu novo e tem como benefício principal a recuperação do ombro do pneu. Uma camada de borracha (camelback) é vulcanizada ao pneu através de um sistema em molde, onde matrizes setoriais prensam o pneu, e então o desenho é aplicado.


Conheça cada etapa do processo de recauchutagem clicando aqui.

Qual método de reforma de pneus é melhor?

Ambos os métodos de reforma de pneus são realizados com excelência pela Anchieta, onde a qualidade e segurança são indispensáveis.

Entretanto, o cliente pode escolher qual técnica atende suas necessidades de acordo com o custo-benefício buscado.

A recapagem consiste em um processo mais simples, rápido e, portanto, econômico. A Recauchutagem é um processo mais complexo, que permite uma recuperação mais profunda do pneu, possibilitando um maior rendimento.

Qualquer pneu pode ser reformado?

Não. Existem requisitos para que a primeira reforma seja viável:

  • Não ter sido reformado.
  • Não apresentar rachaduras no sulco do desenho.
  • Ter, no máximo, 03 (três) anos de fabricação.
  • Não apresentar contaminação por derivados do petróleo.
  • Não apresentar quebras da carcaça na região do ombro, que exijam grandes preenchimentos.
  • Não apresentar defeitos na região dos talões, devido à má montagem, excesso de carga ou super aquecimento.
  • Não apresentar evidências de rodagem com baixa pressão ou excesso de carga.
  • Não apresentar desgaste irregular na banda de rodagem.
  • Não apresentar lonas/cintas expostas na banda de rodagem.
  • Não apresentar sulco remanescente de borracha abaixo do limite estabelecido pelo TWI.
  • Após a raspagem, apresentar uma base de borracha com no mínimo 2mm de espessura sobre as lonas/cintas.
  • Não apresentar excesso de escareações que atinjam as lonas/cintas de aço.
  • Não apresentar a necessidade de extração da cinta de proteção.
  • Não apresentar necessidade de abertura de canaleta.

Desta forma, todos os pneus recebidos passam por uma análise minuciosa e, caso recusados, a Anchieta oferece o Descarte Regulamentado: é emitido um laudo completo onde se justificam os motivos para o pneu estar inservível e na sequência o pneu é catalogado e encaminhado para o Ecoponto Homologado Reciclanip, com documentação comprobatória de que sua destinação foi feita corretamente.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos:

(19) 3856-9510

contato@anchietapneus.com.br