Confira os cuidados necessários para que o seu pneu seja aceito na reformadora
Quais são os tipos de reforma de pneus?
Qual método de reforma de pneus é melhor?
Qualquer pneu pode ser reformado?
O que é reforma de pneus?
A reforma de pneus é uma alternativa sustentável e econômica para frotistas ou autônomos que buscam expandir a vida-útil do pneu original ao realizar a reforma da banda de rodagem. Assim, o pneu original pode ganhar até 3 novas “vidas” com uma economia de até 60%, quando comparado ao valor de pneus novos.
Quais são os tipos de reforma de pneus?
Recapagem com pré-moldado
A Recapagem com pré-moldado consiste na reposição da borracha da área de rodagem dos pneus por uma banda pré moldada. Para isso, é realizado um processo de reforma “a frio” de cura e vulcanização por autoclave, com tempo, temperatura e pressão adequados para garantir a perfeita união entre a carcaça e a nova banda de rodagem.
A Anchieta Pneus realiza a recapagem de pneus de carga e industriais com extrema qualidade e segurança, dispondo de uma extensa gama de bandas de rodagem pré-moldadas de alta qualidade e tecnologia. Todas são homologadas e produzidas por fabricantes líderes em seus segmentos e suas aplicações testadas e comprovadas no campo, e o cliente pode escolher a marca e desenho de sua preferência.
Conheça cada etapa do processo de recapagem clicando aqui.
Recauchutagem
O processo de reconstrução de pneus através da recauchutagem é a que mais se assemelha ao método de produção de um pneu novo e tem como benefício principal a recuperação do ombro do pneu. Uma camada de borracha (camelback) é vulcanizada ao pneu através de um sistema em molde, onde matrizes setoriais prensam o pneu, e então o desenho é aplicado.
Qual método de reforma de pneus é melhor?
Ambos os métodos de reforma de pneus são realizados com excelência pela Anchieta, onde a qualidade e segurança são indispensáveis.
Entretanto, o cliente pode escolher qual técnica atende suas necessidades de acordo com o custo-benefício buscado.
A recapagem consiste em um processo mais simples, rápido e, portanto, econômico. A Recauchutagem é um processo mais complexo, que permite uma recuperação mais profunda do pneu, possibilitando um maior rendimento.
Qualquer pneu pode ser reformado?
Não. Existem requisitos para que a primeira reforma seja viável:
- Não ter sido reformado.
- Não apresentar rachaduras no sulco do desenho.
- Ter, no máximo, 03 (três) anos de fabricação.
- Não apresentar contaminação por derivados do petróleo.
- Não apresentar quebras da carcaça na região do ombro, que exijam grandes preenchimentos.
- Não apresentar defeitos na região dos talões, devido à má montagem, excesso de carga ou super aquecimento.
- Não apresentar evidências de rodagem com baixa pressão ou excesso de carga.
- Não apresentar desgaste irregular na banda de rodagem.
- Não apresentar lonas/cintas expostas na banda de rodagem.
- Não apresentar sulco remanescente de borracha abaixo do limite estabelecido pelo TWI.
- Após a raspagem, apresentar uma base de borracha com no mínimo 2mm de espessura sobre as lonas/cintas.
- Não apresentar excesso de escareações que atinjam as lonas/cintas de aço.
- Não apresentar a necessidade de extração da cinta de proteção.
- Não apresentar necessidade de abertura de canaleta.
Desta forma, todos os pneus recebidos passam por uma análise minuciosa e, caso recusados, a Anchieta oferece o Descarte Regulamentado: é emitido um laudo completo onde se justificam os motivos para o pneu estar inservível e na sequência o pneu é catalogado e encaminhado para o Ecoponto Homologado Reciclanip, com documentação comprobatória de que sua destinação foi feita corretamente.
Saiba mais sobre os serviços oferecidos:
(19) 3856-9510
contato@anchietapneus.com.br