Para os profissionais que passam os dias na estrada, longe da família para manter o país funcionando, existe um dia para celebrar: o Dia do Caminhoneiro. Entretanto, outras duas datas comemorativas são confundidas e usadas para celebrar o mesmo intuito: 25 de julho e 16 de setembro. Estas três datas são muito importantes para o ramo e cada uma possui uma razão diferente de existir.

O dia do caminhoneiro em São Paulo é comemorado dia 30 de junho. Pois, em 1986, o governador do estado Franco Montoro, assinou uma lei que determinou o dia trinta do mês de junho como sendo o Dia do Caminhoneiro. Porém, é uma data regional.

Já o dia 25 de julho, comemora-se o dia de São Cristovão, padroeiro dos motoristas, sendo celebrado desde o século XV. A história diz que, São Cristovão era um homem forte, que desejava servir o homem mais poderoso do mundo e, que, quando descobriu que esse homem era Deus, se converteu e passou a morar perto de um rio para ajudar as pessoas a atravessá-lo. Entretanto, em uma noite, ao atravessar um menino que a princípio era leve, mas foi se tornando cada vez mais pesado, Cristóvão falou que sentia-se como se estivesse transportando todo peso do mundo. Foi aí então, que o menino disse “não está carregando o mundo, está carregando o seu criador. Eu sou Jesus, aquele a quem você serve”. E então, até hoje na data se festeja o dia de São Cristóvão, protetor dos  motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. Existe até uma igreja no Rio Grande do Sul, às margens da BR-116, na altura do km — a Igreja de São Cristóvão — que possui o formato de um caminhão e é frequentemente visitada por esses profissionais.

Entretanto, governo Federal entendeu que os caminhoneiros necessitavam de uma data nacional para comemorar sua profissão. Mesmo com duas datas já em uso para tal comemoração, o vice-Presidente, José de Alencar, assinou a Lei 11.927, que criava uma terceira data, a de 16 de setembro, como sendo o Dia Nacional do Caminhoneiro. Talvez a escolha tenha como base o dia do transportador – comemorado dia 17/09 – para que ambas as datas fossem próximas.

Pela existência de todas essas datas, você já parou para pensar qual é a importância real do caminhoneiro em nossas vidas? Pesquisas indicam que mais de 60% de toda a riqueza do Brasil é transportada por caminhões: é com eles que todo o país é mantido. Nossas felicitações à todos os profissionais do ramo!