Você já sabe que o contato próximo com o cliente final é importantíssimo para o negócio. Porém, como fazer isso usando a logística?
Nesse artigo, abordaremos a eficiência da logística de distribuição, que exige planejamento claro, estratégias inteligentes, atencão aos detalhes, comprometimento e qualidade, já que lida diretamente com a entrega ao consumidor final.
Esse conjunto de atividades, chamado de logística de distribuição, envolve a gestão de mercadorias desde o momento em que elas saem da fábrica. Visa otimizar a distribuição tornando-a mais rápida, segura e barata. Entretanto, as estratégias necessárias envolvem diversas áreas de empresa, como marketing e comercial, sendo trabalho de cada uma delas, pensar na melhor solução em se comunicar com o cliente, seja nos canais de venda ou na atualização sobre o estoque do produto.
Suas etapas consistem em: gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias, controle de frete, análise de indicadores de desempenho e roteirização.
O primeiro diz respeito ao modo de transporte utilizado para cada caso: será feito via aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário, rodoviário ou multimodal? A partir daí, com a empresa terceirizada, se planeja a rota. É importante checar os tipos de mercadorias que estão sendo transportados, as quantidades, e os destinos. E então, administrar o valor do frete. Não se esqueça de garantir o rastreamento dos processos em que a mercadoria está passando para o cliente, através de dispositivos que coletam essas informações.
Os Indicadores de Desempenho Logístico, conhecidos como KPIs, ajudam os gestores a conferir se tudo o que foi planejado está sendo cumprido e se as entregas estão sendo bem-sucedidas. É importante, por exemplo, se informar sobre o número de devoluções de mercadoria e as razões disso, assim como sobre eventuais atrasos nas entregas.
E por último, se atente a distâncias, à conservação e à segurança das estradas na rota. A roteirização resulta em trajetos mais seguros e pode garantir economia com combustível e manutenção do caminhão.
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais.