Para manter a lubrificação das peças no motor do seu caminhão e evitar o desgaste proveniente do atrito entre elas, é necessário usar o óleo lubrificante correto. Entretanto, escolhe-lo para a atividade exige que você saiba um pouco mais sobre o assunto: é necessário saber identificar qual dos itens disponíveis no mercado proporciona maior durabilidade para o seu motor; qual tem mais viscosidade; e etc. Portanto, escrevemos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas. Continue a leitura.
Logo no manual do proprietário, existem diversas indicações para o melhor uso do seu caminhão. Dentre elas, há as especificações do óleo que tanto nos preocupa. A partir dessas informações, você consegue discernir o tipo básico que deve ser empregado e qual a classificação mínima de desempenho a ser utilizado em cada veículo.
Explicando cada tópico: A viscosidade é a medida da fluidez do óleo a uma determinada temperatura. Ela é necessária em altas proporções a fim de minimizar o contato entre as componentes móveis do motor durante a operação em altas velocidades e altas temperaturas. A maioria dos fabricantes de caminhões no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. Mas já há fabricantes requerendo o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.
Para classificar os óleos, há três categorias: mineral, sintético ou semissintético. Já para classificar o desempenho, as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.
Utilizar um óleo para motor de caminhão com as especificações recomendadas no manual do proprietário do veículo é muito importante. Dessa forma você terá um veículo rodando por mais tempo e com melhor performance.